Biografia





Ricardo Sousa nascido a 9 de Outubro de 1991 (Matosinhos(Porto) ) é um escritor português que ainda que seja “desconhecido” e jovem, tem vindo a ter um trabalho deveras interessante.
    Tudo começou ainda na sua infância, quando Ricardo na vida escolar era um aluno “razoável” embora fosse bastante fraco, o contrario era a língua portuguesa onde tirava boas notas.
    Foi com os seus apenas 12 anos (2002) que Ricardo teve contacto com o mundo da escrita em geral, depois de participar num concurso onde o mesmo ficou em primeira lugar na categoria menção honrosa onde era o participante mais novo, tendo sido reconhecido pelos organizadores do concurso como um “caso sério” de talento no mundo da escrita.
    Depois disso Ricardo tentou desenvolver a sua escrita, escrevendo textos e ideias para peças de teatro chegando inclusive ate a começar por escrever um livro algo que infelizmente não acabou.
   Mas foi a partir do ano 2003/04 que Ricardo começou a descobrir uma nova faceta da sua escrita, foi quando Ricardo começou a frequentar o liceu E.B. 2.3 de Perafita, que começou por desenvolver a sua escrita e foi aqui que o mesmo começou por fazer poesia onde era uma maneira do própria desabafar com o mundo em geral sem ser necessariamente em prosa, foi com esta faceta de “poeta” que os seus poemas começaram a ganhar alguma dimensão, foi com os seus trocadilhos de letras e palavras que Ricardo obteve o talento que hoje lhe é conhecido, entretanto o próprio parou de escrever não acreditando que algum dia viria a ter algum valor com o que escrevia e a convite de uma professora bibliotecária da E.B. 2.3 de Perafita, em conjunto com outros alunos Ricardo começou a escrever uma peça de teatro que entretanto abandonou a meio devido a falta de tempo para se dedicar aos estudos.
    Entretanto volvidos alguns meses Ricardo voltou a dedicar-se a poesia, ainda que não acreditasse no que escrevia, mas foi em 2009 quando o mesmo passava por um desgosto na vida que voltou a usar a poesia como forma de desabafar embora tudo o que escrevesse guarda-se para si mesmo, entretanto uma amiga do mesmo começou por ler os poemas, e de repente toda a gente sabia dos poemas que Ricardo escrevia embora não soubesse quem era o autor, mais tarde foi apelidado de “Añgel Sonador” e foi através de uma rede social que começou por divulgar a sua poesia com o intuito que mais pessoas conhecessem aquilo que escrevia,  entretanto mais uma vez tudo mudou quando a Setembro de 2010 por insistência dessa mesma amiga que Ricardo abriu um blog intitulado de “RicardoFilipeSousa” rapidamente o blog começou a ter imensas visualizações, não só em Portugal como também no estrangeiro, e perante isto Ricardo optou por mudar o nome de blog para “PoemasDoRicardo” de forma a esconder a sua identidade para que ninguém pudesse saber quem postava poemas no mesmo  blog.
  Algo que entretanto foi difícil de esconder, pois chegou um dia que Ricardo decidiu revelar a sua identidade e num poema mais pessoal revelou o seu nome e falava na sua vida, e sendo assim que o conhecia sabia quem era, a partir desse momento o blog tem crescido imenso, chegando inclusive Ricardo a receber propostas de editoras para editar um livro com os seus poemas algo que não se concretizou devido a falta de verbas monetárias.
   Atualmente Ricardo conta com cerca 300 poemas escritos pelo o próprio, e o blog e visualizado diariamente por países como China, Espanha, ou Estados Unidos sendo que o Brasil é o pais mais visita o blog logo a seguir a Portugal .
   Entretanto Ricardo luta, para melhorar ainda mais a sua forma de escrever para que um dia quando a vida assim o permitir, editar um livro com poemas seus, enquanto esse dia não chega o mesmo vai postando poemas no seus blog onde muita pessoas comentam dizendo “Que é um rapaz que sabe usar as palavras certas, nas alturas certas…”
   Conhecido pela sua irreverencia jovial na poesia Ricardo, esta determinado a um dia mais tarde, deixar a sua pequena grande marca na poesia portuguesa…

Nenhum comentário:

Postar um comentário